.

O que é um Mapa Mental?

O que é um mapa mental? É uma ferramenta de pensamento visual que pode ser aplicado a todas as funções cognitivas, especialmente a memória, a aprendizagem, a criatividade e a análise.

Se eu fosse definir mapas mentais em uma só palavra eu diria:

“Mapas mentais são maneiras de olhar para uma informação de forma diferente da convencional”

Criar mapas mentais é um processo que envolve uma combinação distinta de imagens, cores e arranjos visuais. A técnica mapeia seus pensamentos usando palavras-chave que acionam as conexões do cérebro para estimular novas ideias.

Parece meio complicado, mas te garanto! Depois que você faz o primeiro, tudo fica muito natural! No final do artigo vou te dar um link, onde você poderá baixar o guia grátis que criei, onde ensino passo a passo, como fazer seu 1º mapa mental.

 

Ao criar essa estrutura existem vários elementos a considerar, incluindo imagem central do mapa, ramos, cores, palavras-chave e imagens.

Você deve pensar da seguinte forma: mapas mentais é a combinação de arte e ciência, lógica e emoção, palavras e imagens, tédio e diversão. Criar essa estrutura combina todas essas coisas para criar um resultado, algo que seu cérebro realmente entende e gosta.

O interessante é que mapas mentais, em sua concepção, em sua base, existem em todos os lugares. Na natureza esse tipo de estrutura é abundante, se você parar um minuto e olhar para uma árvore ou simplesmente pensar nela, você pode observar que desde o tronco até os galhos e ramos ainda menores, tudo isso está na estrutura dos mapas mentais.

 

mapa mental de uma arvore

Mesmo em coisas que são minúsculas, a estrutura do mapa mental está lá! Olhe a imagem abaixo, com o seu cérebro e os dendritos. Sua estrutura é semelhante também, indo, a partir do núcleo de espessura, para fora e ficando cada vez menor.

mapas mentais neuron

 

Olhe como fica tudo isso no papel!

o mapa mental feto a mão

Este é um mapa desenhado no papel sobre o corpo humano. Olhe que, a partir do centro, existem “galhos” com tópicos principais que estão expandindo.

Cada novo ramo mostra informações sobre um determinado tema. Observe que não há nenhuma conexão entre os diferentes ramos! É realmente parecido com o que temos na natureza.

O assunto é o caule, os tópicos são os ramos, e as palavras são as folhas dos ramos.

É importante que você saiba que um mapa mental é uma ferramenta. Ela não é a própria meta final.

Você não deve investir seu tempo somente para cria-lo, mesmo ele sendo mais efetivo, essa não é uma meta inteligente.

Você deve usar os mapas mentais para conseguir algo. Você pode, por exemplo, cria-lo para compreender melhor o seu material de estudo ou quando você quiser obter clareza sobre um projeto que você está executando no seu trabalho ou mesmo o que você precisa fazer para ser bem sucedido na sua vida. 

Todos estes são objetivos maravilhosos. Essa técnica está justamente aqui para ajudar você a realizar essas metas.

O mapa mental que vimos acima foi feito à mão, isso porque quando esse conceito nasceu, e foi descrito pela primeira vez na década de 1970 por Tony Buzan, os computadores não eram realmente tão gráficos como são hoje, os seus recursos eram muito mais limitados. Hoje, podemos fazer mapas mentais como esse acima, totalmente pelo computador e de maneira muito mais fácil!

Se você quer saber exatamente as vantagens e desvantagens de criar um mapa mental à mão ou em algum programa de computador e quais programas você deve usar, Leia esse artigo.

Se você não conseguiu entender 100% como criar seu próprio mapa não tem problema, você pode abaixar o Guia Prático, onde ensino passo a passo, cada fase de criação para que você entenda todo o processo de criação e consiga fazer o seu.

 

 

 

 

 

 

 

 

<< Voltar para Mapa Mental

pb 1

SIM, Eu Quero Acesso Imediato!

Quase lá! Por favor entre com seu melhor email e clique no botão abaixo para receber o ebook.

Você se inscreveu com sucesso!

pb 1

SIM, Eu Quero Acesso Imediato!

Quase lá! Por favor entre com seu melhor email e clique no botão abaixo para receber o ebook.

Você se inscreveu com sucesso!